MINHA CARREIRA - O que esperar de 2020 - Por Marcelo Veras

Artigo

04 Dezembro, 2019

"2020 tem tudo para ser um ótimo ano"

Dezembro chegou, e bem rápido. Parece que ontem estávamos comemorando a chegada de 2019... Há quem diga que o tempo está com pressa e anda passando mais rápido. Na verdade, não. O tempo segue na mesma velocidade desde o tempo das cavernas. Nós é que estamos mais pilhados, correndo de lá pra cá e fazendo os nossos malabarismos para sobreviver neste mundo em mutação constante. 2020 não trará apenas mais um ano, mas uma nova década, a terceira do século XXI. Pelo que vejo e estudo, posso garantir que ela nos trará mais mudanças (em quantidade e relevância) do que as duas primeiras décadas juntas. Entretanto, como damos um passo de cada vez, vamos começar por 2020. O que você espera deste novo ano? Como acha que vai ser? Está mais otimista ou pessimista? Acha que o Brasil caminha pra frente, fica parado ou anda para trás? Da minha parte, confesso que estou otimista. Bem mais do que nos últimos 5 anos. Aliás, para deixar bem claro, uso sempre critérios relativos para fazer as minhas avaliações. Em relação aos anos anteriores, acho que teremos boas novas.
Obviamente, como o futuro tem seu grau de imprevisibilidade, muita coisa pode acontecer. Mas, pelo "andar da carruagem", devemos caminhar para frente no Brasil. Pelo menos o motor principal, a economia, parece que vai se destravar. Se isso acontecer, algumas das questões que hoje nos incomodam muito, como o desemprego, a falta de investimentos no país e a renda média, podem melhorar bastante. É o que esperamos. Se o caminho for este, ou seja, de "vacas gordas", precisamos estar preparados para novos desafios na carreira e, quem sabe, novas oportunidades. Se as empresas decidirem investir para crescer, haverá uma forte demanda por profissionais com perfil ambicioso, que gostam de desafios e de crescer. Isso é normal e já passamos por isso. Tenho conversado com alguns amigos que trabalham com recrutamento e o termômetro é bom. A maioria afirma que o ritmo de contratações deve aumentar. Talvez não na velocidade que gostaríamos e que reduzisse drasticamente o nível de desemprego, mas pelo menos devemos inverter a curva. Em um cenário como este só há um caminho - estar preparado! Se você quer surfar nas ondas do possível crescimento, deve se mexer rápido. Se atualizar passa a ser, mais do que nunca, mandatório. Busque oportunidades de estudar e de estar em ambientes onde possa conhecer pessoas novas. O network, neste momento, é o caminho mais curto para um novo desafio, uma promoção ou até mesmo uma mudança de empresa.
Por fim, se as suas respostas para as perguntas que fiz no começo do texto não foram positivas ou otimistas, lhe convido a deixar, por mais difícil que seja, o pessimismo de lado e embarcar em 2020 com boas energias e boa disposição. Parece clichê, mas a forma como encaramos as coisas ajudam muito a fazê-las acontecer.

Até o próximo!

Chat