Docentes e Convidados

Amarilis Costa

Advogada, Mestra em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo - USP.  Presidente da Comissão de Graduação, Pós Graduação e Pesquisa da OAB-SP , Presidente da Comissão de Igualdade Racial da Subseção do Tatuapé, Membra Executiva das Comissões da Mulher Advogada, de Igualdade Racial, e de Política Criminal e Penitenciária da OAB Seccional São Paulo. Pesquisadora do GEPPIS - EACHUSP.

Amélia Teles

Feminista, bacharel em direito e educadora popular em direitos, coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares, integrante da União de Mulheres de São Paulo  e coordenadora do Projeto Maria, Marias,  que visa a  formação de profissionais para serviços de atendimento às mulheres em situação de violência, projeto em parceria com o IBCCrim - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos. Escritora, com vários livros e artigos publicados.

Expandir

Ana Lúcia Dias da Silva

Advogada, especialista em Contratos de Infraestrutura pela Fundação Getúlio Vargas, pós graduanda do Curso de Direitos Humanos, Responsabilidade social e cidadania global da PUC-RS. Membra da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP, membra do Colegiado da REHUNA - Rede Pela Humanização do Parto e Nascimento e membra da DeFEMde  - Rede Feminista de Juristas. Ativista dos Direitos Humanos, sexuais e reprodutivos das mulheres, advocacia em esfera em esfera pública e privada, em âmbito nacional e internacional. Participou da equipe de construção e implantação do Programa Todas In-Rede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

Expandir

Ana Paula Fuliaro

Doutora em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Professora na Universidade Católica de Santos - UNISANTOS. Autora do livro "Democracia na América Latina: alternância do poder". Membro do Comitê Científico da Revista Eletrônica de Direito Eleitoral e Sistema Político - ReDESP da Escola Judiciária Eleitoral Paulista - EJEP. Advogada sócia de Fidalgo Advogados, atuando nas áreas de Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Eleitoral.

Expandir

Camila Marques Gilberto

Advogada, sócia do escritório Marques Gilberto & Barreto Advogados Associados, localizado na cidade de Santos. Mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos. Mestre em Direito pela University College of London (2007). Professora do curso de graduação em Direito na Universidade Católica de Santos, na disciplina de Direito da Seguridade Social. Coordenadora do curso de Pós Graduação em Direito Previdenciário e Processo Previdenciário da Universidade Católica de Santos. Professora de cursos preparatórios para a OAB. Subcordenadora da Comissão de Reforma Previdenciária e Secretária da Comissão de Estudos Previdenciários, ambas da OAB - Subseção Santos. Membro da Cátedra Sérgio Vieira  de Mello na Universidade Católica de Santos, projeto desenvolvido em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR-ONU).

Expandir

Carla Caroline de Oliveira Silva

Defensora Pública do Estado de Sergipe, presidenta da Comissão de Trabalho de Enfrentamento à Desigualdade e ao Racismo Estrutural da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, membro da Comissão da Mulher e da Comissão de Igualdade Étnico-Racial da Anadep, Coordenadora do Grupo de Trabalho Gênero, Raça e Etnia da Comissão de Direitos da Mulher da OAB/SE, co-idealizadora do Projeto Bruxas do Plenário. Especialista em Direito Público e mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes.

Expandir

CARLOS CACÁ DOMINGOS

Advogado

Advogado há 23 anos, atuando com exclusividade em Direito Previdenciário há cerca de 20 anos. Bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS (1997). Especializado em Direito Previdenciário pela Escola Paulista de Direito Social - EPDS (2007). Fundador do Instituto dos Advogados Previdenciários - IAPE - Subseção Baixada Santista. Fundador das Comissões de Direito Previdenciário das Subseções da OAB de Santos/SP e São Vicente/SP. Co-autor das obras Direito Marítimo - Temas Atuais e Estudos Aprofundados sobre a Reforma da Previdência. Autor do livro Aposentadoria Especial Antes e Depois da Reforma da Previdência (junho/2020). Professor de cursos de pós-graduação em seis instituições. Palestrante.

Expandir

Caroline Bispo

Advogada do Eixo de Segurança Pública da Redes da Maré, Co fundadora da Associação Elas Existem Mulheres Encarceradas, Vice Presidente da Comissão de Direito Socioeducação da OABRJ, Pós Graduada em Criminologia pela PUCRS e mãe da Maria Eduarda.

Christiany Pegorari Conte

Advogada. Mestre em Direito da Sociedade da Informacao pela FMU/SP. Doutoranda em Educacao pela PUC Campinas. Professora de Direito Penal e Processual Penal da PUC Campinas. Coautora da obra Crimes no meio ambiente digital, pela editora Saraiva. Vice presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/SP

Cláudia Luna

Advogada atuante na garantia e defesa dos Direito das mulheres desde 1997, Especialista em Gênero e Violências pela Georgetown University,  Presidente da Elas por Elas Vozes e Ações das Mulheres e do MCTP - Movimento contra o Tráfico de Pessoas ,  membro do Conselho de Notáveis do ILADH - Instituto Latino Americano de Direitos Humanos , Membro da Diretoria Nacional da ABMCJ - Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica,   integrante do Projeto Promotora Legais Populares de Geledes Instituto da Mulher Negra, do Coletivo Advogadas do Brasil,   da Abayomi Juristas Negras e da DEFEMDE - Rede Feminista de Juristas , Conselheira Secciona da OAB SP  e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP

Expandir

Dandara da Conceição Feitosa

Assistente Social pela UNIFESP - Campus Baixada Santista, Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - USP,  e Doutoranda em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ. Pesquisa políticas sociais com enfoque na Saúde Pública. Possui experiência nas áreas de Medidas Socioeducativas. Atua na Prefeitura Municipal de Santos desde 2018 como operadora Social na Seção de  Acolhimento e Abrigo Provisório para Mulheres Vítimas de Violência.

Expandir

Domenique Goulart

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCCRIM - PUCRS), bolsista CAPES stricto sensu. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019), onde foi cofundadora da GRITAM - Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Assessoria para Mulheres, do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária da UFRGS (2016-2017). É advogada e sócia da Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos (2020). Atualmente integra o grupo de pesquisa 'Criminologia, Cultura Punitiva e Crítica Filosófica' (PUCRS), coordenado pelo Prof. Dr. Augusto Jobim do Amaral. Pesquisa as temáticas de gênero, feminismos, aborto e neoconservadorismo no Brasil.

Expandir

Elisa Costa Cruz

Doutora em direito civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Professora na FGV Direito Rio. Defensora Pública no Rio de Janeiro.

Fernanda Dos Santos Sousa

Delegada de polícia, pós graduada em Processo Penal e em Direito do consumidor pela Unisantos e mestra em Direitos Difusos e coletivos pela Unimes.

Flávia de Oliveira Santos do Nascimento

Advogada inscrita na OAB/SP desde 1998. Especialista em Direito Empresarial pela Escola Paulista de Direito (EPD). Mestre em Direito pela Universidade Católica de Santos(Unisantos), com a dissertação Passivo Ambiental de Empresas em Regime de Insolvência. Professora de direito empresarial na graduação e pós-graduação da Unisantos. Coordenadora do Grupo de Estudos de Fashion Law e dos Seminários Abertos de Direito Contemporâneo da Universidade Católica de Santos. Pesquisadora e escritora nas áreas de direito empresarial e Fashionlaw. Presidente das Comissões da Mulher Advogada e de Fashionlaw da OAB Santos.

Expandir

Gabriela Manssur

Com mais de 20 anos de trabalhos dedicados à defesa dos dieritos das mulheres, é uma das vozes mais atuantes deste tema no Brasil. Idealizadora de vários projetose de políticas públicas de empoderamento feminino, igualdade, acesso à Justiça, preveção e combate à violência contra as mulheres, é Presidente do Instituto Justiça de Saia. É formada pela PUC/SP, mestranda em Direito Político e Econômico pelo Mackenzie e especialista em Violência Doméstica pela Universitá di Roma, na Itália. Promotora de Justiça desde 2003, atualmente é membra colaboradora na Ouvidoria das Mulheres do Conselho Nacional do Ministério Público; Coordenadora Geral da Comissão de Mulheres (CONAMP - Associação Nacional de Membros do Ministério Público); Diretora das Mulheres da Associação Paulista do Ministério Público; idealizadora do Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público e uma das integrantes do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica do Ministério Público do Estado de São Paulo (GEVID). É professora na Pós Graduação de Direito Digital e Proteção de Dados, na EBRADE. Foi professora de Direito Digital no Insper. É integrante do Comitê Nacional Impulsionador ELES POR ELAS - HE FOR SHE - da ONU Mulheres. Coordenadora do GT de violência contra mulher da Virada Feminina. Durante a quarentena COVID-19, desenvolveu o projeto Justiceiras, 1º projeto de atendimento multidisciplinar online do Brasil, que já conta com mais de 3600 voluntárias e de 1700 mulheres vítimas de violência atendidas e participou de diversas lives, webinars, reuniões virtuais, cursos, entrevistas, lançamentos de projetos e de parcerias institucionais. Foi uma das finalistas do Prêmio Cláudia 2019 na categoria influenciadora digital e considerada pela Revista Forbes/2019 entre as 20 mulheres mais poderosas do Brasil.

Expandir

Gabriela Peixoto Ortega

Advogada, com atuação junto aos movimentos sociais. Pós graduada em Processo Civil (Faculdade Damásio). Integrante da Renap - Rede Nacional de Advogadas e advogados populares e uma das Coordenadoras das Promotoras Legais Populares na Baixada Santista.

Gabriela Sequeira Kermessi

Formada pela faculdade Anhanguera em 2014. Mãe, Advogada e Proprietária do escritório GSK Advocacia. Atuante e pesquisadora em Direitos das Mulheres/Violência de gênero. Pós graduada pela faculdade Legale com  Especialização e Habilitação para docência  em Direito de Família e Sucessões. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM. Palestrante, Professora, Militante e Ativista. Secretaria adjunta na Comissão da mulher advogada OAB/SP. Advogada Voluntária no Coletivo Empodere Maria. Professora no curso Promotoras Legais Populares em Guarulhos. Membro ativa no projeto Femijuris -Advocacia exercida por mulheres para mulheres. Coordenadora no GT Mulheres Negras do Movimento Mulheres com Direito. Membro da Comissão de Igualdade Racial OAB/SP.

Expandir

Isabela Rocha Laragnoit De Martino

Advogada, professora na área do direito, pesquisadora sobre encarceramento feminino, mestra em Direito Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Católica de Santos, com a dissertação "Meio ambiente natural e artificial: interfaces com o meio ambiente carcerário no aprisionamento de mulheres no Brasil". Criadora e coordenadora do Grupo de Estudos em Direitos das Mulheres, secretária da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subseção de Santos e integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sociedade Punitiva, Justiça Criminal e Direitos Humanos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e dos Grupos de Pesquisa intitulados "Mediação para solução de conflitos socioambientais", "Regimes e tutelas constitucionais, ambientais e internacionais" e "Direitos Humanos e Vulnerabilidades", todos da Universidade Católica de Santos.

Expandir

Isadora Brandão

É mestre e Doutoranda em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP). É Defensora Pública do Estado de São Paulo e Coordenadora em exercício do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial. Tem experiência profissional em direito penal, execução penal, violência doméstica contra a mulher, legislação e políticas públicas antirracistas. Pesquisa nas áreas de Direito Constitucional, Direito Penal, Criminologia feminista, Direitos Humanos, Justiça Racial e Estudos Decoloniais.

Expandir
  • Outras Páginas: